Assistimos hoje a alterações profundas no ambiente competitivo das empresas com a evolução, a ritmo célere, das tecnologias digitais. Algumas destas tecnologias irão alterar radicalmente a forma como interagimos, como produzimos, como trabalhamos, como compramos e como definimos todo o marketing mix. Uma estratégia empresarial promissora requer a compreensão desta dinâmica complexa e adaptação da estratégia de marketing aos novos riscos e oportunidades.
É nesse sentido que o Curso de Especialização em Inteligência Artifical e Metaverso vai, de forma estruturada e simples, com suporte num corpo docente altamente qualificado, ao encontro das necessidades dos profissionais que ambicionem um conhecimento avançado dos conceitos de Inteligência Artifical e Metaverso. Através de um modelo de ensino imersivo, este programa está fortemente orientado para a prática, dotando os participantes de conceitos e de ferramentas para avaliar oportunidades e riscos neste novo mundo digital.
De cariz futurista e inovador este curso fará uma passagem pelas recentes evoluções tecnológicas e terá uma forte componente sobre as potencialidades e riscos do metaverso (Internet 3D) e das ferramentas de Inteligência Artificial.
O curso discutirá casos de uso e fomentará o pensamento crítico e criativo na utilização destas plataformas imersivas para uso empresarial, nomeadamente como poderão as empresas utilizar estas realidades, quais os aspectos críticos do marketing mix imersivo e como utilizar a gamificação na estratégia de branding e envolvimento do consumidor. Serão ainda discutidas as principais tendências à luz dos desenvolvimentos e ofertas recentes, bem como de investimento em infraestruturas tecnologias que nos poderão ajudar a ler direcções possíveis.
Os profissionais terão acesso à experiência imersiva numa plataforma, passando pela criação de uma identidade, experiência de compra, momentos lúdicos até à sociabilização e perceção das comunidades. Serão analisados os impactos da identidade virtual e cultural nas plataformas imersivas e apresentados os pilares essenciais identificados com o Metaverso nos anos mais recentes: o que são e como utilizar criptomoedas; o que são e o que não são os NFT’s (non-fungible tokens); o que é a Web3 e como se cria e distribui riqueza nestas novas comunidades.
Esta especialização apresenta-se com um programa disruptivo e de vanguarda, sob a chancela do IPAM, a Marketing Business School. O modelo de ensino é prático com parte do curso em realidade imersiva e orientada para o “learn by doing”. Ao longo do curso será estimulado o pensamento crítico e analítico sobre a transformação digital e o investimento em plataformas imersivas, bem como a análise do potencial de integração de ferramentas e novos usos em casos empresariais específicos.
Neste programa será proporcionada uma visão abrangente do que poderá ser o Metaverso e explorada as oportunidades e desafios de negócios associados a esta nova realidade digital, baseado-se na apresentação de exemplos reais de mundos tridimensionais assentes em diferentes tecnologias (off-Chain e blockchain) e orientados para diferentes públicos-alvo. O curso abordará, ainda, a integração de algoritmos e técnicas de inteligência artificial nas plataformas e aplicações do metaverso.
O curso pretende actualizar os profissionais sobre as principais tendências tecnológicas relevantes na área empresarial e dotá-los de conhecimento para analisarem, proporem e implementarem um processo de transformação digital. Proporcionará ainda um conhecimento avançado sobre as aplicações e benefícios numa perspectiva de aumento da eficiência de processos, tratamento de dados e internação com os clientes.
Serão analisadas ferramentas e plataformas de IA relevantes para estratégias de marketing, como Customer Relationship Management (CRM), chatbots e criação de conteúdos. Em particular, pretende-se analisar como o CRM beneficia da IA de modo a proporcionar uma boa gestão dos dados e informação dos clientes. Serão ainda discutidas as possibilidades de utilização de chatbots e ferramentas de criação de conteúdos.
Esta especialização promove uma compreensão de conceitos chave e terminologias de IA (ex. Machine Learning, Supervised Learning, Deep Learning, Natural Language Processing, Generative AI, etc.). Serão discutidas as capacidades e limitações destas tecnologias e as formas de aplicação da IA nos negócios (ex. automação de processos, análise de dados, personalização de experiências do cliente e tomada de decisões).
Este Curso vai permitir um conhecimento avançado sobre os conceitos de Inteligência Artifical e Metaverso e auxiliar na compreensão das oportunidades e riscos numa perspectiva empresarial. Os profissionais ficarão na linha da frente do conhecimento, com as bases para um acompanhamento mais informado da envolvente de negócio num contexto de digitalização da economia.
Este será o primeiro curso de especialização executiva que:
Com este curso pretende-se que os profissionais adquiram conhecimentos sólidos sobre as realidades imersivas e sobre as suas potencialidades de uso empresarial. Espera-se que, findo o curso, os participantes sejam capazes de:
Os programas de Formação Executiva do IPAM são certificados pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing [APPM].
Este programa será uma vantagem para quem pretenda trabalhar directamente com plataformas imersivas ou fazer uso das mesmas para potenciar negócios e alterar a forma de interação com clientes e trabalhadores. Dotará, ainda, os profissionais de competências práticas na preparação e implementação de soluções de transformação digital.
Conheça a coordenadora, Professora Diana Falcão e o corpo docente do Curso de Especialização em Metaverso:
Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:
Agendar uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor
Reunir a documentação solicitada no processo de admissão
Avançar com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line
Agendar uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor
Reunir a documentação solicitada no processo de admissão
Avançar com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line
Programa que visa dotar os profissionais de competências na área da gamification, com uma visão estratégica, de modo a permitir a utilização desta ferramenta como um elemento diferenciador na proposta experiencial das organizações, a nível interno e externo.
Programa que aprofunda o tema do uso de dados para orientar as estratégias de marketing com foco em três grandes eixos: Marketing Research, Intelligence e Visualization, e Analytics.
Combinação, num único programa, dos diferentes temas da gestão com as preocupações de transformação digital.
Programa que prepara profissionais com uma visão digital e com credibilidade para liderar a transformação digital das organizações em que estão integrados, ajudando o tecido empresarial português a vencer na nova economia digital.
© 2023 IPAM. Todos os direitos reservados