Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP)
Gestão Comercial e Vendas - PortoVisão 360º da Gestão Comercial e Vendas
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ApresentaçãoSaídas profissionaisPlano de estudosCoordenadorAdmissões

CTeSP em Gestão Comercial e Vendas, Porto

O mundo mudou e as dinâmicas dos mercados alteraram-se e sofreram mutações efetivas. O sucesso profissional no novo paradigma implica um processo contínuo, modular e progressivo de desenvolvimento de competências técnicas e transversais. Se no passado o foco passava pela obtenção exclusiva de um diploma oficial de Licenciatura como forma de acesso ou progressão numa determinada área profissional, nos dias de hoje a perspetiva passa pela concretização de vários ciclos de formação associados a títulos profissionais e profissionalizantes enquadrados num papel cada vez mais preponderante de qualificação científica e técnica, no sentido da resposta aos desafios de um cenário cada vez mais competitivo.

Face às tendências de desenvolvimento da economia mundial, às especificidades e desafios económicos de Portugal, bem como a considerações relacionadas com a globalização dos mercados e com a revolução digital e tecnológica, o CteSP em Gestão Comercial e Vendas constitui-se como a opção de referência na qualificação dos profissionais que farão a diferença na transversalidade de aplicação aos vários setores de atividade.

InícioSetembro 2024
Duração2 anos
Horário Pós-laboral
IdiomaPortuguês

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Portugal
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Benefícios do programa

Visão 360.º da Gestão Comercial e Vendas

Estudo do consumidor (b2b e b2c), componente analítica, abordagem na perspetiva das dinâmicas do comércio internacional, integração das vendas omnicanal e das vendas em canais digitais.

38 anos de experiência

Oportunidade de usufruir de 38 anos de experiência e liderança do IPAM nas áreas do Marketing, Negócios e Vendas que se traduzem em conhecimento aplicado, técnico e prático.

Modelo académico

Modelo académico prático e experiencial com foco no desenvolvimento de projetos empresariais de dimensão nacional e internacional (Learning by Doing).

Estágio integrado

Estágio experiencial de 770h em em contexto empresarial garantido. (Grupo Salvador Caetano; Tolife; Serseguro, Inédito, Municipia entre outras).

Taxa de empregabilidade

Elevada taxa de empregabilidade (94%) da instituição e recursos associados para potenciar a empregabilidade dos estudantes.

Progressão dos estudos

Possibilidade de prosseguir estudos para a Licenciatura em Gestão de Marketing do IPAM.

Objetivos do programa

O perfil profissional de um estudante que realize o Curso Técnico Superior em Gestão Comercial de Vendas do IPAM passará pelas seguintes competências principais: planear, organizar e coordenar as diferentes atividades que compõem a operação de venda, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da empresa e para a satisfação e fidelização dos seus clientes, particularmente:

  • Organizar e gerir a força de vendas
  • Desenvolver e implementar uma estratégia de comércio eletrónico
  • Utilizar as novas tecnologias nas atividades de gestão comercial
  • Gerir clientes, de forma a propor o produto adequado, aplicando adequadas técnicas de negociação e vendas
  • Desenvolver, organizar e dinamizar os espaços de vendas
  • Avaliar produtos, caraterizar tipologias de clientes, recolher informação sobre a concorrência e sobre o mercado, propondo melhorias de forma a satisfazer e fidelizar clientes
  • Elaborar estratégias de serviço pós venda e de apoio ao cliente e gerir a receção e o tratamento de reclamações
  • Realizar a prospeção de mercado, recorrendo a diversas fontes de informação
  • Aplicar a legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa
  • Elaborar relatórios de atividades comerciais.

Estágio integrado

O CTeSP em Gestão Comercial e Vendas prevê um semestre completo de contacto exclusivo com a realidade empresarial com foco nas áreas de estudo.

Acordos de integração com grandes grupos de diferentes setores, produtos e serviços, tais como:

Entre 2019 e 2020, o número de diplomados dos CTeSP aumentou 23% e o salário médio destes profissionais cresceu mais de 5%, reforçando a tendência de crescimento verificada desde 2017. Estudo Fundação José Neves
Estudo Fundação José Neves

Saídas Profissionais

No final deste curso os estudantes ficarão habilitados a integrarem, de forma imediata, o mercado profissional nas áreas da gestão comercial e vendas, nomeadamente:

  • Técnico Comercial
  • Gestor de Vendas
  • Técnico de Marketing
  • Agente ou Delegado Comercial
  • Promotor de Vendas
  • Técnico de Merchandising.

Plano de estudos

Consulte a estrutura do plano curricular

1º SEMESTRE
2º SEMESTRE
3º SEMESTRE
4º SEMESTRE
unidades curricularesHorasECTS
Análise e Tratamento de Dados 606
Direito Comercial304
Psicologia da Venda304
Técnicas de Comunicação 304
Estudos de Mercado455
Gestão de Leads455
unidades curriculareshorasECTS
Gestão de Marketing606
Introdução às Vendas455
Sistemas de Informação305
Técnicas de Venda606
Vendas Omnicanal455
Vendas em Canal Digital455
Gestão de Leads455
unidades curriculareshorasECTS 
Comércio Internacional455
Direção Comercial455
Gestão de Equipas de Vendas455
Projeto6010
Promoções e Merchandising455
unidades curriculareshorasECTS 
Estágio77030

Provas de ingresso

Conclusão do 12.º ano e Exame Nacional (Economia, Matemática, Português) OU Conclusão do 12.º ano e Prova Escrita do IPAM (Comércio - áreas CNAEF 341).

Coordenador

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Certificação e acreditação

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