Mestrado | 100% lecionado no IADE (Lisboa)
Mestrado em Gestão do DesignPrograma que prepara profissionais para serem capazes de integrarem o design nas empresas agregando o design e a gestão.
  • Início
  • Mestrado em Gestão do Design
ApresentaçãoSaídas profissionaisPlano de estudosCoordenadorAdmissões

Mestrado em Gestão do Design

(This degree is lectured only in Portuguese)

Mestrado desenvolvido em parceria com o IADE e 100% lecionado em Lisboa.

Design Management é uma atividade que tem como objetivo principal a boa incorporação do design nas empresas, agregando as áreas criativas e de inovação de conhecimento do design, com o pensamento estratégico e dos negócios da gestão e do marketing. A capacidade em conceber e planear processos criativos nas fases de pesquisa, análise, conceptualização e execução são competências chave de um gestor de design que se traduzem em concreto nos resultados alcançados pelas empresas no mercado.

O Mestrado em Gestão do Design engloba todo o processo estratégico e operacional dentro de uma organização empresarial como forma de criar produtos, marcas e serviços cada vez mais ajustados às necessidades dos consumidores e de um mercado competitivo.

Este programa está assente na tecnologia, sendo composto por uma forte componente de inovação e focado no desenvolvimento do empreendedorismo.

InícioSetembro 2024
Duração4 semestres
HorárioPós-Laboral
IdiomaPortuguês (Inglês em regime de tutoria)

Pedido de Informações.

Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações sobre o Programa.

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Benefícios do programa

Componente de inovação e empreendedorismo

Complementaridade de três áreas que permitem desenvolver um pensamento integrado sobre todo o processo de criação: o design, a gestão e o marketing, no sentido de fornecer produtos, serviços e marcas competitivos.

Ambiente heterogéneo e colaborativo

Ambiente heterogéneo e colaborativo que confere ao estudante a capacidade de trabalhar de modo imersivo e com maior envolvimento prático nos processos de design thinking e outras metodologias, essenciais para gerar inovação e conhecimento.

Identificação de oportunidades de inovação

Orienta para a identificação de oportunidades de inovação centradas em contextos específicos (de mercado ou organizacionais) e para a conceptualização e planeamento de soluções.

Proximidade com empresas

Promoção do contacto com a realidade empresarial, quer através de seminários e workshops temáticos com líderes e profissionais de referência, quer através de atividades de imersão na Fábrica.

Destinatários

O programa destina-se a formar profissionais multifacetados nas áreas do Design, Gestão e Marketing. Pretende-se dotar o estudante com competências de gestão do design que o permitem gerir os processos de design numa empresa, criar a sua própria empresa ou trabalhar em agências de publicidade, comunicação, branding e marketing. Conhecer e aplicar as ferramentas do design thinking na criação e implementação de serviços, produtos e marcas inovadoras e que vão de encontro às necessidades dos futuros consumidores, atendendo sempre aos problemas que afectam a sociedade como a economia circular, sustentabilidade, design social etc.

Saídas profissionais

O Mestrado pretende formar profissionais multifacetados com competências de gestão do design que permitam gerir os processos de design numa empresa, criar a sua própria empresa ou trabalhar em agências de publicidade, comunicação, branding ou marketing:

  • Gestores de Design
  • Gestores de Produto ou Serviços
  • Designers de Produto ou Serviços
  • Gestores Estratégicos
  • Gestores de Marca
  • Consultores em Design e Marketing
  • Diretores Criativos
  • Designers UX

Os Mestres em Gestão do Design ficarão também preparados para iniciar carreira docente ou de investigação universitária.

Testemunhos

Slide 1 of 1
O mestrado em Design Management alia as mais‐valias do design, do marketing e da gestão. Três áreas distintas que estão envolvidas no processo estratégico e operacional de uma organização. Este mestrado possibilitou a evolução da minha capacidade no desenvolvimento da gestão do processo de design, provendo-me de inúmeras técnicas e ferramentas que me permitem transformar informação em conhecimento, agregando um pensamento integrado e criativo, bem como aumentando, eficazmente a minha capacidade de tomada de decisões. O atual mundo empresarial apresenta-se de forma exigente e competitiva, no qual é essencial conjugar uma inteligência emocional consistente à solidez das competências técnicas. No IPAM ampliei os meus conhecimentos nas diversas dimensões, proporcionados pelo corpo de docentes assim como pela sua vertente prática e real das funções do gestor de design.
Sara Leite

Estudante

O mestrado em Design Management alia as mais‐valias do design, do marketing e da gestão. Três áreas distintas que estão envolvidas no processo estratégico e operacional de uma organização. Este mestrado possibilitou a evolução da minha capacidade no desenvolvimento da gestão do processo de design, provendo-me de inúmeras técnicas e ferramentas que me permitem transformar informação em conhecimento, agregando um pensamento integrado e criativo, bem como aumentando, eficazmente a minha capacidade de tomada de decisões. O atual mundo empresarial apresenta-se de forma exigente e competitiva, no qual é essencial conjugar uma inteligência emocional consistente à solidez das competências técnicas. No IPAM ampliei os meus conhecimentos nas diversas dimensões, proporcionados pelo corpo de docentes assim como pela sua vertente prática e real das funções do gestor de design.
Sara Leite

Estudante

Plano de estudos

Consultar a estrutura do plano curricular

1º SEMESTRE
2º SEMESTRE
3º SEMESTRE
Unidades curricularesHorasECTS
Gestão Integrada do Design286
Design Thinking286
Comportamento do Consumidor286
Marketing Estratégico286
Team Building143
Network and Innovation (Optativa)143
Unidades curricularesHorasECTS
Branding e Gestão da Comunicação286
Gestão da Cadeia de Valor286
Business Design286
Service Design286
Metodologia de Investigação143
Estudo de Macro e Micro Tendências (Optativa)143
Unidades curricularesHorasECTS
International Workshop143
Investigação Aplicada143
Dissertação/ Trabalho de Projeto / Relatório de Estágio em Gestão do Design2854

Coordenação

O Mestrado em Gestão do Design é coordenado pela Professora Doutora Sara Gancho e pela Professora Especialista Susana Santos.

Sara Gancho
Sara Gancho
Susana Santos

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Cursos relacionados

Mestrado em Gestão de Marketing - Porto

Programa inovador que te permite aprender as competências estratégicas mais avançadas na área da Gestão de Marketing.

Setembro 2024

Presencial

2 anos | 4 semestres

120 ECTS

Português

Pós-Graduação em Gestão de Marketing - Porto

Programa que prepara profissionais para gerir a função de Marketing num contexto 5.0, isto é, interativo, digital, customer centric e relacional com múltiplos stakeholders.

Outubro 2024

Presencial

10 meses

Português

© 2023 IPAM. Todos os direitos reservados