Mestrado
Gestão de Marketing - PortoPrograma inovador que te permite aprender as competências estratégicas mais avançadas na área da Gestão de Marketing.
  • Início
  • Gestão de Marketing - Porto
IPAM Lisboa
IPAM Porto
ApresentaçãoSaídas ProfissionaisPlano de estudosCoordenadorAdmissões

Mestrado em Gestão de Marketing - Porto

(This degree is lectured only in Portuguese)

O Mestrado em Gestão de Marketing é um programa inovador dedicado ao desenvolvimento das melhores competências avançadas na área da Gestão de Marketing, para te preparar para liderar o paradigma dos negócios através da criação de visões estratégicas de sucesso num ambiente empresarial em constante evolução.

Este Programa conta com um modelo de aprendizagem imersivo e inovador com forte ligação às empresas, abordando temas da atualidade e debatendo as novas tendências em Marketing e Gestão, através de uma abordagem prática e com atividades que envolvem desafios reais de empresas nacionais e internacionais, parcerias com grandes marcas, casos de estudo, workshops e seminários.

Os estudantes são estimulados desde o primeiro dia a trabalhar em grupo e a desenvolver capacidades estratégicas que serão fundamentais para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso e de liderança na área da Gestão de Marketing com foco na tomada de decisão empresarial.

InícioSetembro 2024
Duração2 Anos | 4 Semestres
HorárioDiurno e Pós-Laboral
IdiomaPortuguês

Pedido de Informações.

Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações sobre o Programa.

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Benefícios do Mestrado em Gestão de Marketing:

Aprendizagem Imersiva

O método de ensino do IPAM permitir que os estudantes experimentem, tomem decisões, trabalhem em grupo e apliquem o seu conhecimento em projetos empresariais reais. Grande parte destes projetos são apresentados pelas empresas parceiras que partilham problemas reais a serem solucionados de forma inovadora e criativa. No final dos desafios, os estudantes têm a oportunidade de apresentar e discutir as suas soluções diretamente às empresa. Cerca de 85% das unidades curriculares têm por base a resolução de projetos empresariais reais de empresas nacionais ou internacionais.

Aprendizagem gamificada

Os estudantes têm acesso a uma aprendizagem totalmente voltada para a simulação de situações reais, permitindo-lhes experienciar os desafios que um gestor de marketing enfrenta no seu dia-a-dia. Na Unidade Curricular Simulador de Gestão de Marketing, são debatidos em maior profundidade, os pontos essenciais de um plano de negócios e de uma boa estratégia de marketing. As decisões envolvem o planeamento de marketing, o lançamento de produtos, a segmentação e a comunicação da marca.

Vivências internacionais

O estudante tem a possibilidade de interagir com alunos internacionais matriculados em outros cursos e com docentes e profissionais internacionais. Exemplo desta vivência é a International Week que permite aos estudantes participarem em seminários sobre tópicos atuais nas áreas de marketing e gestão, com docentes oriundos de diversos países da Europa. Outro exemplo são os eventos que ocorrem ao longo do ano letivo como palestras, workshops e seminários que podem envolver profissionais nacionais e internacionais.

Foco no estudo de tendências

As Unidades Curriculares utilizam uma abordagem centrada no consumidor e com foco na digitalização das empresas, incluindo aspetos relevantes como a sustentabilidade e a tecnologia. Os temas das mudanças e tendências de mercado são discutidas em maior profundidade na Unidade Curricular Novas Tendências em Marketing.

Business Trips

Os estudantes terão a possibilidade de participar em academic trips, visitando empresas, entidades ou organizações que estejam a ser trabalhadas no âmbito das UC’s. Terão também a oportunidade de participar em visitas a potenciais empresas de acolhimento de alunos para estágios curriculares, no sentido de trabalhar a empregabilidade dos alunos;

Resolução de casos reais

O Mestrado em Gestão de Marketing diferencia-se pela sua forte abordagem prática e estreita relação com o tecido empresarial. O conhecimento de Marketing é aplicado na resolução de problemas/desafios reais, trabalhados na maior parte das UCs, em parceria com empresas nacionais e internacionais.

Desenvolvimento de competências de gestão

Além dos conceitos e práticas de marketing este mestrado apresenta os aspetos fundamentais e estratégicos da gestão de empresas. Estes temas são discutidos nas Unidades Curriculares de Liderança e Negociação, Direito dos Negócios e Gestão de Projetos de Investimento.

Mobilidade internacional

Os estudantes interessados em mobilidade internacional contam com o suporte do Departamento Internacional que detém um leque de mais de 140 Parcerias de Mobilidade Internacional em Universidades de renome.

Investigação Aplicada e Académica

Pssibilidade de aceder à academia de investigação de marketing: seminários dedicados a metodologias de investigação (systematic literature review; métodos quantitativos; métodos qualitativos; (3º e 4º semestres).

Participação em Concursos

Incentivo à participação em concursos universitários nacionais e internacionais, como L’Oreal Brandstorm, EDP University Challenge, Junior Achievement e Google Online Marketing Challenge.

Empresas

Cerca de 85% das unidades curriculares têm por base a resolução de um caso de marketing de empresas nacionais ou internacionais.

Trata-se de uma oportunidade ímpar para colocar em prática, em contexto real, os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

as últimas edições do Mestrado os estudantes tiveram a oportunidade de trabalhar com instituições como: Fundação Oceano Azul, Starbucks, Havaianas, Leroy Merlin, McDonald’s, IKEA, Casa da Música, Porsche, Ambar, Centro Hospitalar do Porto, Douro Azul, SONAE MO, Aveleda, Farfetch, MDS Seguros, entre outras marcas de renome.

Destinatários

Este Mestrado destina-se a todos os profissionais que pretendem adquirir, aprofundar ou consolidar conhecimentos de marketing, independentemente do nível de conhecimento que detêm sobre as mais variadas temáticas do marketing. Pretende-se dotar o estudante com as competências e ferramentas necessárias ao desenvolvimento de uma carreira profissional na área do marketing, particularmente ao nível da gestão e tomada de decisão em ambiente empresarial ou organizacional.

Saídas Profissionais

O Mestrado em Gestão de Marketing permite-te um conhecimento e as capacidades estratégicas avançadas para potenciares a tua carreira em diversas áreas:
  • Gestor de Marketing
  • Analista de Marketing
  • Gestor de Categoria
  • Consultoria de Marketing
  • Gestor de Equipas Comerciais
  • Gestor de Relacionamento com o Cliente
  • Analista de Customer Success
  • Analista de Customer Engagement
  • Analista de Vendas
  • Analista de Market Research
  • Business Development Analyst
  • Brand Analyst, Data Analyst.

Testemunhos

Slide 1 of 2
Quando entrei para o IPAM Porto percebi que não é somente uma faculdade, mas sim família que nos acolhe e impulsiona para o mundo empresarial. Em 2 semestres do Mestrado em Gestão de Marketing, tive a oportunidade de trabalhar com inúmeros desafios e empresas reais, seja em contexto de aula quer nas atividades extracurriculares proporcionadas pela instituição. Acredito que a aliança entre a componente prática e teórica nos diferencie no mercado de trabalho, a nível profissional, dada a proximidade com os docentes bem como a relação gerada com as empresas através do trabalho desenvolvido.
Clésia Varandas

Alumni | Team Manager da Devoteam, a leading consulting firm focused on digital strategy, tech platforms and cybersecurity.

Quando entrei para o IPAM Porto percebi que não é somente uma faculdade, mas sim família que nos acolhe e impulsiona para o mundo empresarial. Em 2 semestres do Mestrado em Gestão de Marketing, tive a oportunidade de trabalhar com inúmeros desafios e empresas reais, seja em contexto de aula quer nas atividades extracurriculares proporcionadas pela instituição. Acredito que a aliança entre a componente prática e teórica nos diferencie no mercado de trabalho, a nível profissional, dada a proximidade com os docentes bem como a relação gerada com as empresas através do trabalho desenvolvido.
Clésia Varandas

Alumni | Team Manager da Devoteam, a leading consulting firm focused on digital strategy, tech platforms and cybersecurity.

Decidi inscrever-me no Mestrado em Gestão de Marketing no IPAM Porto porque sabia que significaria investir no meu futuro. Procurava um desafio e algo que me preparasse para o mercado de trabalho e acreditem, não há nada melhor do que o IPAM para isso. Sinto-me todos os dias motivada a ser mais e melhor. Penso que essa seja a principal característica do Mestrado: formar os melhores profissionais que não se contentam com pouco.
Sara Teixeira

Alumni | Digital luxury consultant, the NFT and Metaverse Marketing Manager at Exclusible and Editor in Chief of the Future of Luxury Fashion Report

Plano de estudos

Consulte a estrutura do plano curricular

1º SEMESTRE
2º SEMESTRE
3º SEMESTRE
4º SEMESTRE
Unidades curricularesHorasECTS
Marketing Estratégico426
Simulador de Gestão de Marketing286
Gestão de Projetos de Investimento286
Direito dos Negócios286
Liderança e Negociação426
Unidades curricularesHoras ECTS
Marketing Relacional426
Economia do Consumo426
Sistemas de Análise e Apoio à Decisão426
Desenho de Projeto4212
Unidades curricularesHoras ECTS
Opção 1 *429
Opção 2 *429
Dissertação/ Trabalho de Projeto/Rel. de Estágio em Gestão de Marketing2821
Gestão de Serviços (optativa)429
Branding (optativa)429
Direção Comercial e Vendas (optativa)429
Consumo (optativa)429
Novas Tendências de Marketing (optativa)429
Unidades curricularesHorasECTS
Dissertação/ Trabalho de Projeto/Rel. de Estágio em Gestão de Marketing2821

Coordenador

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

© 2023 IPAM. Todos os direitos reservados