Dupla Titulação
Gestão de Negócios + Gestão de Marketing - PortoDuplo desafio com um conjunto alargado de competências e ferramentas nas áreas da Gestão de Negócios e do Marketing, preparando-o para responder aos mais exigentes desafios que o mercado impõe.
  • Início
  • Gestão de Negócios + Gestão de Marketing - Porto
IPAM Porto
ApresentaçãoSaídas profissionaisPlano de estudosAdmissões

Licenciatura em Gestão de Negócios + Licenciatura em Gestão de Marketing, Porto

Nos Programas de Dupla Titulação o estudante tem a oportunidade de obter duas Licenciaturas em apenas 4 anos e desta forma ampliar competências em duas áreas ao mesmo tempo. Permitem a obtenção de dois diplomas referentes a cada uma das Licenciaturas, através de um processo de creditação de equivalências realizado pelo IPAM após conclusão.

Caso o acesso ao programa de dupla titulação seja via concurso institucional (12º ano concluído + Exame nacional de ingresso) o exame de ingresso deverá ser uma das opções requeridas na primeira Licenciatura em Gestão de Negócios.

Durante os 3 primeiros anos letivos, o estudante realiza as unidades curriculares no plano de estudos da primeira Licenciatura e em simultâneo, durante 6 semestres, realizará uma a duas unidades curriculares, em cada semestre, do plano de estudos da segunda licenciatura em Gestão de Marketing.

Após a conclusão da primeira Licenciatura, e uma vez que já será Licenciado em Gestão de Negócios ingressa na segunda Licenciatura através de Concurso Especial - titulares de curso superior, realizando apenas as restantes Unidades Curriculares da Licenciatura em Gestão de Marketing.

Desta forma o estudante ficará duplamente preparado para dar reposta aos permanentes desafios do mercado, enfrentar cenários voláteis e emergir numa carreira empresarial, dinâmica e de sucesso.

InícioSetembro 2024
Duração 4 anos | 8 semestres
HorárioDiurno
IdiomaPortuguês

Pedido de Informações.

Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações sobre o Programa.

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Porquê a Licenciatura em Gestão de Negócios + Gestão de Marketing?

Um duplo desafio composto por uma Licenciatura em Gestão de Negócios, que tem como objetivo basilar proporcionar uma formação inovadora em Gestão de Negócios, cujas áreas científicas fundamentais são a Gestão e a Administração, o Marketing e a Publicidade, articulando-se com as outras áreas científicas do IPAM que sejam potencialmente complementares, e por uma Licenciatura em Gestão de Marketing que pretende desenvolver as competências essenciais para uma função em marketing.

A Licenciatura em Gestão de Negócios + Gestão de Marketing, realizada em quatro anos, dotará o aluno de um conjunto alargado de competências e ferramentas nas áreas da Gestão de Negócios e Marketing preparando-o para responder aos mais exigentes desafios que o mercado impõe.

Benefícios

Concursos universitários

Incentivo à participação em concursos universitários nacionais e internacionais, como L’Oreal Brandstorm, EDP University Challenge, Junior Achievement, Google Online Marketing Challenge e Global Management Challenge.

Protocolos de cooperação

O IPAM detém protocolos de cooperação com mais de 50 instituições de ensino internacionais, possibilitando ao estudante realizar um período de mobilidade internacional, dentro ou fora do continente europeu.

Corpo docente de excelência

Composto por professores doutorados e especialistas na área de gestão de negócios, com estreita ligação e com experiências de sucesso no mundo empresarial.

Certificações de Marketing

Preparação para as Certificações de Marketing Digital da Hubspot; Hubspot, Google, Facebook, Instagram e LinkedIn.

Resolução de casos reais

Aplicabilidade do conhecimento na resolução de casos reais, em parceria com empresas nacionais e internacionais.

Projetos empresariais

Integração e desenvolvimento de projetos empresariais na área das Ciências Empresariais.

Visita a empresas

Visita a empresas e aulas lecionadas por profissionais do meio empresarial.

Simulação

Utilização de simuladores, com o intuito de resolver problemas e tomar decisões.

Objetivos

  • Qualificar os estudantes enquanto gestores de negócios com competências analíticas e relacionais nos domínios das ciências empresariais, com foco principal no conhecimento da gestão e do marketing, cruzando com o conhecimento de finanças, recursos humanos e operações (entre outras), dando corpo a uma tendência internacional;
  • Dotar os estudantes de ferramentas científicas e técnicas de suporte às atividades requeridas pelos empregadores ou na ótica da gestão de um negócio próprio;
  • Valorizar o desenvolvimento das soft skills dos estudantes, dotando-os das aptidões necessárias para a integração em contextos complexos, multidisciplinares e voláteis, para a gestão de negócios em ambientes mutáveis e imprevisíveis;
  • Integrar e desenvolver projetos empresariais na área das Ciências Empresariais;
  • Assumir um papel proactivo de gestão e de liderança de equipas multidisciplinares e multiculturais e valorizar a cocriação;
  • Promover a inserção no mercado de trabalho, sobretudo, através da realização de estágio curricular, dotando os estudantes das capacidades necessárias para assumirem o papel de agentes de mudança no seio das organizações, com espírito empreendedor e inovador.

Empresas parceiras

85% das unidades curriculares têm por base a resolução de casos reais de empresas nacionais ou internacionais.

Trata-se de uma oportunidade ímpar para colocar em prática, em contexto real, os fundamentos teóricos adquiridos em sala de aula.

Empresas de renome parceiras do IPAM:

AKI, Arcadia - Casa de Chocolate Porto, Chicco, Kidzania, Fidelidade, Fundação Aga Khan, Fundação Casa Ronald McDonald, Google, H3, IKEA Matosinhos, Leroy Merlin, McDonald’s, Oceanário, Rock in Rio, SONAE, Staples, Starbucks, TVI, entre outras.

Saídas profissionais

  • Account Executive
  • Business Manager
  • Consultor Estratégico e de Negócio
  • Data Analyst
  • Gestão de Produtos / Serviços / Mercados
  • Management Analyst
  • Web-marketing / E-commerce Manager
  • Customer Relations Manager
  • Sales Representative
  • Técnico de Estudos de Mercado
  • Especialista de marketing, finanças, operações, recursos humanos ou inovação digital
  • Marketer
  • Técnico de Estudos de Mercado
  • Responsável por Customer Relations
  • Gestão de Trade Marketing, Marketing Direto e Merchandising
  • Técnico de Social Media e Social Selling.

Plano de estudos

Consulte a estrutura do plano curricular

1º SEMESTRE
2º SEMESTRE
3º SEMESTRE
4º SEMESTRE
5º SEMESTRE
6º SEMESTRE
7º SEMESTRE
8º SEMESTRE
Unidades curricularesHorasECTS
Matemática566
Fundamentos de Gestão de Negócios566
Fundamentos de Marketing566
Contabilidade Financeira I566
Desenvolvimento Pessoal e Social I566
Investigação e Métodos de Pesquisa *566
* Unidade Curricular da Licenciatura em Gestão de Marketing
Unidades curricularesHorasECTS
Estatística566
Economia566
Cálculo Financeiro566
Contabilidade Financeira II566
Marketing Operacional566
Comportamento Organizacional *426
* Unidade Curricular da Licenciatura em Gestão de Marketing
Unidades curricularesHorasECTS
Estudos de Mercado566
Direito dos Negócios566
Contabilidade de Gestão566
Análise Financeira566
Comportamento do Consumidor e Tomada de Decisão566
Cultura Ideologia e Mercado *426
* Unidade Curricular da Licenciatura em Gestão de Marketing
Unidades curricularesHorasECTS
Métodos de Previsão566
Estratégia Empresarial e Transformação Digital566
Gestão Estratégica de Pessoas566
Gestão Financeira566
e-Business e Marketing Digital566
Sistemas de Informação *566
* Unidade Curricular da Licenciatura em Gestão de Marketing
Unidades curricularesHorasECTS
Business Intelligence566
Gestão de Operações566
Gestão Fiscal566
Inovação e Desenvolvimento de Produto566
Plano de Negócios566
Dinâmica e Animação de Grupos *426
* Unidade Curricular da Licenciatura em Gestão de Marketing
Unidades curricularesHorasECTS
Negócios e Marketing Internacional566
Criação e Gestão de Marcas566
Desenvolvimento Pessoal e Social II566
Estágio/Projeto Final 11212
Unidades curricularesHorasECTS
Gestão da Comunicação426
Gestão de Canais de Distribuição566
Gestão de Vendas566
Plano de Marketing426
* Todas as Unidades Curriculares deste semestre são da Licenciatura em Gestão de Marketing
Unidades curricularesHorasECTS
Publicidade566
Gestão de Preços566
Comportamentos de Compra e Venda426
Estágio/ Projeto Final2812
* Todas as Unidades Curriculares deste semestre são da Licenciatura em Gestão de Marketing

Provas de ingresso

Caso o acesso ao programa de dupla titulação seja via concurso institucional (12º ano concluído + Exame nacional de ingresso) o exame de ingresso deverá ser uma das opções requeridas na primeira Licenciatura - Gestão de Negócios

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano. O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Cursos relacionados

Licenciatura em Gestão de Marketing - Porto

A Licenciatura em Gestão de Marketing é um programa disruptivo que te permite aprender as competências estratégicas essenciais na área de Gestão de Marketing.

Setembro 2024

Presencial

3 anos

180 ECTS

Português

© 2023 IPAM. Todos os direitos reservados