Pós-graduação 100% Online
Marketing do Desporto e do EntretenimentoPrograma que prepara profissionais para identificar as principais tendências e desafios que se colocam para a gestão do marketing desportivo.
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ApresentaçãoSaídas profissionaisSaídas profissionaisPlano de estudosCorpo docenteMetodologia OnlineAdmissões

Pós-Graduação 100% Online em Marketing do Desporto e do Entretenimento

O desporto é uma indústria muito importante em Portugal e tem uma influência muito marcada na vertente social e económica. Existem mais de 600.000 atletas federadosregistados, distribuídos por mais de 10.000 clubes em todo o território. A gestão desportiva conjugada com às técnicas de marketing é fundamental para a promoção das atividades desportivas e do entretenimento.

Atualmente é possível vermos clubes e associações desportivas a diversificarem as suas atividades e a associarem-se a parques de diversões, escolas de formação, bem como a transformarem os seus estádios em locais de eventos.

O grande objetivo desta pós-graduação passa por identificar as principais tendências e desafios que se colocam para a gestão do marketing desportivo no futuro. Assim, este curso procura dar uma contextualização histórica sobre as origens e evolução do marketing desportivo em Portugal e, fundamentalmente, desvendar as principais tecnologias e inovações que vão alterar radicalmente o panorama e consumo do desporto no futuro.

InícioNovembro 2024
Duração8 meses
HorárioPós-Laboral
IdiomaPortuguês

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Portugal
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Porquê escolher a Pós-Graduação 100% Online em Marketing do Desporto e do Entretenimento?

Novas tecnologias

Análise das inovações tecnológicas e como as mesmas estão a ser integradas na indústria do marketing desportivo e do entretenimento, percebendo de que forma as novas tecnologias podem dar mais destaque à indústria desportiva.

Novas gerações de consumidores

Identificação de novas gerações de consumidores e perceber qual a melhor forma de chegar até estas e estabelecer relações com as mesmas, quer seja através de novos canais de comunicação, plataformas ou eventos.

Contacto com especialistas

Grande articulação com o mercado, tendo contacto com especialistas ativos no mercado - nacional e internacional, com experiência em clubes e associações desportivas.

Identificação de stakeholders

Compreensão e identificação dos stakeholders da indústria do entretenimento e do desporto, de modo a perceber como articular as atividades com os mesmos.

Transformação digital da indústria

Perceber a integração entre o mundo real e o virtual: quais as técnicas a adotar para que a experiência dos adeptos seja excepcional em todos os cenários em que este assista à prática desportiva.

Um olhar para o futuro

Conceção da indústria do desporto e do entrenimento no futuro: quais as novas profissões, novas formas de experienciar o fenómeno desportivo e de que forma a inteligência artificial vai contribuir para o mesmo.

Público-alvo

  • Profissionais da indústria do desporto e stakeholders de indústrias semelhantes
  • Atletas de federações, associações e clubes desportivos
  • Estudantes da área de marketing, desporto ou negócios que queiram desenvolver carreira nesta área
  • Profissionais da indústria do entretenimentoProfissionais da indústria do desporto e stakeholders limítrofes.
  • Estudantes das áreas de marketing, desporto e negócios.

Saídas profissionais

Esta pós-graduação pretende dotar os seus participantes de competências que irão permitir que os mesmos trabalhem como:

  • Gestor de Retenção de Adeptos
  • Diretor de Marca
  • Gestor de Marketing de Atletas
  • Gestor de Patrocínios e Afiliados
  • Gestor de Relações com a Comunidade e Desenvolvimento
  • Gestor de Contas de Parcerias
  • Gestor de Conteúdos
  • Suporte ao Adepto

Plano de estudos

Estrutura do plano de estudos

Mercado do Entretenimento
Comportamento do consumidor de desporto
Novos modelos de negócio
Tranformação digital da jornada do consumidor de desporto
Processo de gestão de marketing desportivo
Futuro: tendências na indústria do desporto
Unidades CurricularesDocentes
Caracterização do mercado do entretenimentoMárcia Monteiro
Impacto do desporto na sociedadeMárcia Monteiro
Indústria do desporto e o seu ecossistemaMárcia Monteiro e Amir Somoggi
Compreender o negócio e a indústriaMárcia Monteiro e José Carlos Lourinho
As opções do mercado do lazerMárcia Monteiro
Unidades CurricularesDocentes
Perspetivas sobre o comportamento do consumidorFernando Santos e Luís Viveiros
Novos estilos de vida e procura do bem estarFernando Santos
As diferentes gerações e tribos do desportoFernando Santos
Tendências e novos comportamentosFernando Santos
Satisfação do consumidorFernando Santos
Unidades CurricularesDocentes
Gestão de produtos desportivos Paulo Feliz e José Francisco Neves
Consumo a toda a hora e em qualquer lugarPaulo Feliz
Novos modelos de negócioPaulo Feliz
Modificações e desenvolvimento de produtos desportivosPaulo Feliz
O desporto a gerar receitas fora do desportoPaulo Feliz
Unidades CurricularesDocentes
Tecnologias de impacto no desportoMarcos Castro e Fred Antunes
Integração do mundo real com o virtualMarcos Castro
Atração de adeptos para o palco das emoçõesMarcos Castro e Miguel Bento
Assistência de espetáculos desportivos a partir do sofáMarcos Castro
Todo o desporto do mundo dentro do nosso bolsoMarcos Castro
Unidades CurricularesDocentes
Fundamentos do marketing desportivoCatarina Domingos
Estratégia e marketing operacionalCatarina Domingos e Nuno Santos
Sistema de informação, gestão e análise de dadosCatarina Domingos
Métricas de marketing desportivoCatarina Domingos
Plano de marketing desportivoCatarina Domingos e João Cunha
Unidades CurricularesDocentes
Novos donos e os impérios das marcasAna Canavarro
Fusão do desporto com o mercado do entretenimentoAna Canavarro
Fragmentação, personalização e arenas inteligentesAna Canavarro e Marina Tranchitella
Tecnologia e inteligência artificialAna Canavarro e Débora Saldanha
Novas profissões na indústriaAna Canavarro

Corpo docente

Conheça o Coordenador, Professor Daniel Sá e o Corpo Docente da Pós-Graduação em Marketing do Desporto e do Entretenimento:

Daniel Sá
Márcia Monteiro
Fernando Pinto Santos
Paulo Feliz
Marcos Castro
Ana Canavarro
Catarina Domingos
José Carlos Lourinho
José Francisco Neves
Frederico Antunes
Nuno Santos
João Cunha
Marina Tranchitella
Débora Saldanha
Amir Somoggi
Luís Viveiros

Metodologia Online

Flexibilidade

Aulas 100% Online em direto que ficarão gravadas e sempre disponíveis para que possa assistir quando e onde quiser.

Para si

Contará com o apoio dos nossos professores especializados que o irão ajudar na sua aprendizagem, bem como um gestor académico que o irá acompanhar e orientar durante o seu percurso académico.

Aprendizagem experiencial

Realização de projetos aplicados com casos de estudo reais e ambientes simulados, para que possa liderar os desafios da sua profissão.

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

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