Pós-Graduação
Marketing Intelligence & Analytics - LisboaPrograma que aprofunda o tema do uso de dados para orientar as estratégias de marketing com foco em três grandes eixos: Marketing Research, Intelligence e Visualization, e Analytics.
  • Início
  • Marketing Intelligence & Analytics - Lisboa
IPAM Lisboa
IPAM Porto
ApresentaçãoSaídas profissionaisPlano de estudosCorpo docenteAdmissões

Pós-Graduação em Marketing Research, Intelligence & Analytics, Lisboa

O marketing orientado a dados tornou-se vital para a criação de valor do marketing e das organizações. Perceber e prever o comportamento dos mercados, consumidores e clientes são funções fundamentais nas funções de marketing. A Pós-Graduação em Marketing Research, Intelligence and Analytics, organizada pela mais antiga e credível instituição de ensino de Marketing, pretende de uma forma transversal e prática fornecer modelos conceptuais de resposta aos principais desafios dos profissionais de marketing: como posso ser mais eficiente; como perceber o mercado e os meus clientes e como prever o seu comportamento. Tendo sempre em vista a boa governação e gestão dos dados de marketing.

Para que se possa ter esta visão, é necessário abordar, de forma integrada, diferentes áreas como o Marketing Research, Business Intelligence e a componente Analítica.

Neste programa serão apresentados e explorados os modelos, técnicas e métodos que podem ser utilizados para retirar o máximo benefício dos dados, gerando conhecimento com valor para a decisão no Marketing.

Início
Outubro 2024
Duração
10 Meses
Horário
Pós-Laboral
Idioma
Português

Pedido de Informações.

Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações sobre o Programa.

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Porquê a Pós-Graduação em Marketing Intelligence & Analytics?

Estratégias de marketing

Aprofunda o tema do uso de dados para orientar as estratégias de marketing com foco em três grandes eixos: Marketing Research, Intelligence e Visualization, e Analytics.

Corpo docente

Conta com um corpo docente composto por reputados profissionais da área, aliando a excelência académica ao conhecimento profundo da realidade empresarial.

Temáticas atuais

Apresenta temáticas atuais fundamentais para a área de pesquisa e inteligência de mercado como tendências do consumidor, ética e privacidade.

Visão ampla

Proporciona uma visão ampla da tomada de decisão de marketing orientada por dados e o desenvolvimento de uma rede de contactos exclusiva.

Ferramentas

Apresenta diversas ferramentas de Business Intelligence e Analytics que podem ser aplicadas na gestão de marketing.

Escola de referência

Escola de referência no marketing, líder em Portugal, com 38 anos de conhecimento e experiência acumulada.

Conceitos práticos

Potencia a aplicabilidade prática dos conceitos adquiridos às situações reais das organizações.

Competências teórico-práticas

Permite o desenvolvimento de competências teórico-práticas alicerçadas na realidade empresarial.

Dimensões estratégicas

Os conteúdos programáticos assentam nas dimensões estratégicas e operacionais da área.

Performance en marketing

Aborda e discute as métricas e sua relevância para a performance em marketing.

Objetivos

Apresentar os principais conceitos e ferramentas relacionados com a área de Business Intelligence e Analytics.
Proporcionar a reflexão sobre a governação de dados, as questões éticas e a privacidade.
Desenvolver um olhar inovador e aplicado com relação ao marketing orientado por dados.
Desenvolver competências aplicadas ao marketing research.

«73% dos CMOs planeiam aumentar os investimentos em marketing analítico»

In Gartner: Marketing Data and Analytics Survey 2020

Razões para especializar-se em Marketing research, Intelligence & Analytics

Destinatários

Executivos que pretendam adquirir, atualizar ou aprofundar conhecimentos em BI e Analytics

  • Profissionais em cargos de Gestão
  • Profissionais de Marketing
  • Profissionais de IT que atuem em interface com a área de Marketing e BI nas empresas
  • Profissionais de Vendas ou Marketing que pretendam aprofundar sua visão de Marketing Digital orientado por dados
  • Pessoas que pretendam fazer uma reconversão de carreira
  • Desenvolvimento de carreira numa das áreas de vanguarda e com maior crescimento atual e futuro no marketing.

Saídas profissionais

  • Market Data Analyst
  • Especialista em Business Intelligence
  • Analytics Project Manager
  • Business Intelligence Manager
  • Marketing Analytics Decisors
  • Gestores.

Certificação

Os programas de Formação Executiva do IPAM são certificados pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing [APPM].

Slide 1 of 1

Plano de estudos

Estructura do plano de estudos

UNIDADE CURRICULARDOCENTEECTS
1º Módulo | Marketing Research & DesignSimoni Rohden 5
2º Módulo | Applied Projects in Customer InsightsSandra Gomes 2,5
3º Módulo | Seminário Orador Convidado 0,5
4º Módulo | Introdução Marketing Data Driven Luís Bettencourt Moniz1,5
5º Módulo | Governação de dados, qualidade e riscosJosé Carlos Teixeira1,5
6º Módulo | Métricas e PerformanceLuís Bettencourt Moniz2,5
7º Módulo | From BI to Data Visualization: hands on Microsoft Power BIPedro Martins4
8º Módulo | SeminárioOrador Convidado0,5
9º Módulo | Laboratório de Marketing AnalyticsJoão Boavida e Jorge Cunha4
10º Módulo | Inteligência Artificial em MarketingJorge Amorim2,5
11º Módulo | SeminárioOrador Convidado0,5
12º Módulo | Tendências do ConsumidorRicardo Tomé1
13º Módulo | Mundo e Pensamento GlobalLuís Vaz Santos1
14º Módulo | Ética e PrivacidadeAna Portal1
15º Módulo | Estudo do CasoLuís Bettencourt e Simoni Rohden2

Corpo docente

Conheça os Coordenadores, Professor Luís Bettencourt Moniz e a Professora Simoni F. Rohden e o Corpo Docente da Pós Graduação em Marketing Research, Intelligence and Analytics:

Luís Bettencourt Moniz
Simoni Rohden
Jorge Amorim
Jorge Amorim
Jorge Cunha
José Carlos Teixeira
José Teixeira
Luís Vaz Santos
Pedro Martins
Ricardo Tomé
Sandra Gomes
Ana Portal
João Boavida

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Cursos relacionados

Pós-Graduação em Gestão de Marketing - Lisboa

Formação que prepara profissionais para gerir a função de Marketing num contexto 5.0, isto é, interativo, digital, customer centric e relacional com múltiplos stakeholders.

Outubro 2024

Presencial

10 meses

Português

Pós-Graduação em Marketing Digital

Esta Pós-Graduação reúne um conjunto de especialistas que diariamente estão no mercado, utilizando estes novos meios digitais, o que lhes permite partilhar as melhores práticas em cada momento.

Março 2024

Online

10 meses

31 ECTS

Português

© 2023 IPAM. Todos os direitos reservados