Pós-Graduação
Sales Management - LisboaFoco na visão global da gestão e do desempenho de vendas com vista à otimização da tomada de decisões.
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ApresentaçãoSaídas profissionaisPlano de estudosCoordenadorAdmissões

Pós-Graduação em Sales Management, Lisboa

A Pós-Graduação em Sales Management constitui-se, prioritariamente, como uma ferramenta global ao serviço de um desempenho diferenciador.

Este programa coloca em evidência todo um conjunto de dimensões estratégicas e operacionais que, quando postas em prática de forma correta, constituem um suporte adequado a uma resposta a mercados altamente competitivos e cada vez mais exigentes.

As especificidades técnicas e práticas de algumas áreas críticas para o sucesso na função só conseguem ser apreendidas através da vivência proporcionada pelas metodologias e práticas pedagógicas ativas e interativas que integram este programa.

O corpo docente reúne um conjunto de competências teórico-práticas de alto nível, alicerçadas numa vasta experiência da vida empresarial e numa sólida formação académica, as quais conjugadas permitem a otimização do processo de aprendizagem.

InícioOutubro 2024
Duração10 Meses
HorárioPós-laboral
IdiomaPortuguês

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Portugal
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Porquê a Pós-Graduação em Sales Management?

Visão global da gestão do desempenho de vendas

Proporciona uma visão global da gestão do desempenho de vendas com vista à otimização da tomada de decisões.

Temas da gestão comercial

Aprofunda os temas principais da gestão comercial, estando organizada em três grandes eixos: Sales & Marketing Strategy, Sales Design e Sales Performance.

Reputados profissionais da área

Conta com um corpo docente composto por reputados profissionais da área, aliando a excelência académica ao conhecimento profundo da realidade empresarial.

Realidade empresarial

Permite o desenvolvimento de competências teórico-práticas alicerçadas na realidade empresarial e o desenvolvimento de uma rede de contactos exclusiva.

Dimensões estratégicas

Os conteúdos programáticos assentam nas dimensões estratégicas e operacionais da área.

Aplicabilidade prática

Potencia a aplicabilidade prática dos conceitos adquiridos às situações reais das organizações.

A Pós-Graduação em Sales Management posiciona-se e diferencia-se como um programa completo, com uma visão 360º na área das Vendas. Inclui uma abordagem inicial focada na dimensão estratégica de marketing e das vendas, com foco na variável “Sales Design” e com uma perspetiva “Sales Performance”. O percurso de aprendizagem é concluído através de um importante módulo de projeto que poderá ser desenvolvido através de um Plano de Marketing ou de um Plano de Vendas. O contexto das vendas omnicanal inclui tópicos relacionados com e-Commerce e Social Selling.
Margarida Rodrigues, Coordenadora da PG em Sales Management

Destinatários

Este Programa destina-se a profissionais que pretendam desenvolver os seus conhecimentos e competências de forma integrada em Vendas e Marketing. Destina-se também a todas as pessoas que, por motivos pessoais e/ou profissionais, pretendam fazer uma reconversão de carreira, adquirindo, competências comerciais.

Saídas profissionais

  • Executivos que pretendam adquirir, atualizar ou aprofundar conhecimentos em Sales Management
  • Profissionais com responsabilidades de gestão
  • Profissionais de Marketing e de Trade Marketing
  • Profissionais em contacto com o cliente
  • Responsáveis pelo processo de venda nas plataformas digitais
  • Diretores comerciais, diretores de vendas, chefes de vendas, supervisores de vendas, e representantes de vendas
  • Gestores de conta ou gestores de categoria
  • Pessoas que pretendam fazer uma reconversão de carreira.

Certificação

Os programas de Formação Executiva do IPAM são certificados pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing [APPM].

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Testemunhos

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Com um plano curricular bem estruturado e muito completo, esta pós-graduação revelou-se uma excelente opção para atualizar os meus conhecimentos dentro da área. A forte componente prática, aliada à vasta experiência de todo o corpo docente, faz desta formação um autêntico “kit de ferramentas” pronto a utilizar no dia-a-dia. Simultaneamente, a troca de experiências com os restantes colegas de turma foi muito enriquecedora e motivante.
Mário Folque

Alumni | Key Account Manager, Nokia Portugal

Consulte a estrutura do plano curricular

Estrutura do plano de estudos

IINTRODUÇÃO
1º MÓDULO
2º MÓDULO
3 º MÓDULO
4º MÓDULO
ADD-ON
UNIDADE CURRICULARDOCENTE
Sales Management SummitMargarida Rodrigues | Coordenadora da Pós-Graduação em Sales Management
UNIDADE CURRICULARDOCENTE
Marketing & Sales StrategyJosé Manuel Fonseca | Docente e Investigador
Comportamentos de Compra e Tendência de Consumo (B2C)João Dionísio | Diretor de Projetos na Dendrite – Marketing Research
Comportamentos de Compra e Venda (B2B)Paulo Lopes Porto | Docente e Administrador de empresas
UNIDADE CURRICULARDOCENTE
Direção de VendasHugo Sanina | Diretor de Marketing e Vendas na BHL-Medical
Account ManagementJorge Matos | Country Manager at CHEF SAM
Finanças Aplicadas à Gestão de VendasMiguel Rodrigues | Docente, Consultor e partner da Topvalor - Consultoria de Gestão
Vendas OmnicanalOliver Perez | Strategic Business Advisor
Vendas em Contexto InternacionalHenrique Ribeiro | Consultor de empresas na AIP/CCI e professor convidado no IPAM
UNIDADE CURRICULARDOCENTE
Processos de VendaAna Marta Filipe | Diretora de Vendas da PepsiCo Portugal
Negociação e Soft SkillsMargarida Rodrigues | Coordenadora da Pós-Graduação em Sales Management
Liderança e Sales CoachingSusana Antunes | RH e People Development
Sales Metrics & AnalyticsPaulo Gouveia | Regional Distribution Manager na Coca-Cola European Partners
UNIDADE CURRICULARDOCENTE
Applied ProjectLuís Schwab | Docente e Diretor da Formação de Executivos do IPAM
UNIDADE CURRICULARDOCENTE
Centralidade no Cliente: da Estratégia à AçãoJoão Torneiro | Gestor Executivo e Consultor Sénior.

Coordenadora

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

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