Pós-Graduação
Sales Management - PortoFoco na visão global da gestão e do desempenho de vendas com vista à otimização da tomada de decisões.
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Pós Graduação em Sales Management, Porto

(This programme is lectured only in Portuguese)

É esta a realidade de hoje nos negócios: mercados mais competitivos, disrupção nos negócios, acelerador digital, mudança permanente, e sobretudo duas forças que definem cada vez mais a sociedade e os negócios:

  1. A integração entre estratégia e execução;
  2. O potenciador do trabalho de vendas, que é feito através das plataformas digitais, nomeadamente do e-commerce e dos marketplaces. Estamos numa realidade “multiplataforma” em termos de vendas.

A Pós-Graduação em Sales Management constitui-se prioritariamente como uma ferramenta global ao serviço de um desempenho diferenciador. Este programa coloca em evidência todo um conjunto de dimensões estratégicas e operacionais que, quando postas em prática de forma correta, constituem um suporte adequado a uma resposta a mercados altamente competitivos e cada vez mais exigentes.

As especificidades técnicas e práticas de algumas áreas críticas para o sucesso na função só conseguem ser apreendidas através da vivência proporcionada pelas metodologias e práticas pedagógicas ativas e interativas que integram este programa.

Procurar novas formas de negócio, novas formas de vender, cada vez mais assentes no digital obriga este programa a integrar estas duas novas realidades: a Física e a Digital. Acresce ainda a importância crescente da “Inteligência Artificial” que irá, de modo gradual, aumentar o seu impacto em todos os processos de Vendas e Marketing.

O corpo docente reúne um conjunto de competências teórico-práticas de alto nível, alicerçadas numa vasta experiência da vida empresarial e numa sólida formação académica, as quais conjugadas permitem a otimização do processo de aprendizagem.

Início
Outubro
Duração
10 meses
Horário
Pós-laboral
Idioma
Português

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Portugal
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Porquê a Pós-Graduação em Sales Management?

Visão global da gestão do desempenho de vendas

Aprofunda os temas principais da gestão comercial, estando organizada em três grandes eixos: Sales & Marketing Strategy, Sales Design e Sales Performance, assim como proporciona uma visão global da gestão do desempenho de vendas com vista à otimização da tomada de decisões.

Realidade Física e Digital

Integra duas novas realidades: a Física e a Digital com o objetivo de passar de uma realidade que reflete sobre duas plataformas, para uma realidade de uma só plataforma, mas de duas dimensões uma dimensão online e outra dimensão offline.

Conhecimentos avançados

Proporciona aos profissionais, independentemente do tipo de negócio e nível de competências à entrada, um processo dinâmico que lhes permitirá capitalizar e reverter todas as aprendizagens num perfil de saída efetivo e diferenciador na função comercial.

Conteúdos atuais e relevantes

Contato com ferramentas práticas, enquadradas pelos mais recentes conhecimentos e investigações na matéria, de modo a que as vendas e quem nelas trabalhem, assumam a relevância que hoje o mercado exige para o sua função.

Aplicabilidade prática

Permite o desenvolvimento de competências teórico-práticas alicerçadas na realidade empresarial e potencia a aplicabilidade prática dos conceitos adquiridos às situações reais das organizações.

Corpo docente de excelência

Corpo Docente composto por reputados profissionais da área, aliando a excelência académica ao conhecimento profundo da realidade empresarial.

Destinatários

Como afirma Daniel Pink: “we are all in sales”: isto é, o papel primordial atualmente das vendas leva a que este programa seja não só dirigido aos profissionais das vendas mas também a todos aqueles que trabalham nas diversas organizações, pois direta ou diretamente todos têm um papel de vendas, de relação com os clientes, em síntese, com a rentabilidade das organizações:

  • Executivos que pretendam adquirir, atualizar ou aprofundar conhecimentos em Sales Management
  • Profissionais com responsabilidades de gestão
  • Profissionais de Marketing e de Trade Marketing
  • Profissionais em contacto com o cliente
  • Responsáveis pelo processo de venda nas plataformas digitais
  • Diretores comerciais, diretores de vendas, chefes de vendas, supervisores de vendas, e representantes de vendas
  • Gestores de conta ou gestores de categoria
  • Pessoas que pretendam fazer uma reconversão de carreira

Saídas profissionais

  • Executivos que pretendam adquirir, atualizar ou aprofundar conhecimentos em Sales Management
  • Profissionais com responsabilidades de gestão
  • Profissionais de Marketing e de Trade Marketing
  • Responsáveis pelo processo de venda nas plataformas digitais
  • Diretores comerciais, diretores de vendas, chefes de vendas, supervisores de vendas, e representantes de vendas
  • Gestores de conta ou gestores de categoria
  • Pessoas que pretendam fazer uma reconversão de carreira

Certificação

Os programas de Formação Executiva do IPAM são certificados pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing [APPM].

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Testemunhos

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Com um plano curricular bem estruturado e muito completo, esta pós-graduação revelou-se uma excelente opção para atualizar os meus conhecimentos dentro da área. A forte componente prática, aliada à vasta experiência de todo o corpo docente, faz desta formação um autêntico “kit de ferramentas” pronto a utilizar no dia-a-dia. Simultaneamente, a troca de experiências com os restantes colegas de turma foi muito enriquecedora e motivante.
Mário Folque

Alumni | Key Account Manager, Nokia Portugal

Com um plano curricular bem estruturado e muito completo, esta pós-graduação revelou-se uma excelente opção para atualizar os meus conhecimentos dentro da área. A forte componente prática, aliada à vasta experiência de todo o corpo docente, faz desta formação um autêntico “kit de ferramentas” pronto a utilizar no dia-a-dia. Simultaneamente, a troca de experiências com os restantes colegas de turma foi muito enriquecedora e motivante.
Mário Folque

Alumni | Key Account Manager, Nokia Portugal

A Pós-Graduação do IPAM, foi uma experiência enriquecedora a vários níveis, onde foi possível conciliar uma componente prática forte, aliada a todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Com um corpo docente bastante diversificado e com um plano curricular alinhado, esta Pós-Graduação tornou-se um enorme desafio, onde a troca de experiências não só com os docentes, mas também com todos os colegas de turma, vão ficar registados em todo o meu percurso profissional e pessoal.
Luísa Nogueira

Alumni | Product Manager, Mepha Portugal

Plano de estudos

Consultar o plano de estudos

1º MÓDULO
2º MÓDULO
3º MÓDULO
4º MÓDULO
ADD-ON
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
Sales Management Summit Pedro Aguiar | Coordenador da PG em Sales Management
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
Nova Cultura de VendasPedro Aguiar | Coordenador da PG em Sales Management
Tendências de MercadoNino Carvalho | Consultor, professor e palestrante internacional
Marketing and Sales StrategyPedro Aguiar | Coordenador da PG em Sales Management
Sales Metrics e AnalyticsRui Fonseca
Seminário 1- “Vendas: passado e Futuro”Professores da Pós-Graduação
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
Direção de Vendas e Account ManagementFernando Martins | Senior Manager numa empresa multinacional de referência
Finanças aplicadas à Gestão de VendasJorge Costa | Gestor de Operações na empresa AHPTUS – Consultoria e formação, SA
Vendas em Contexto InternacionalCarlos Guerra e Nuno Malheiro
Processo de VendaPaulo Ferreira | Sales Project Manager na empresa Ahptus
Negociação Soft SkillsOrlando Fontan | Docente Universitário
Liderança e Sales CoachingAna Sá | Consultora na área dos RH e ao Coaching
Big Data, BI e Logistics’José Luis Reis
Seminário 2. “Liderança em vendas o que mudou”Professores da Pós-Graduação
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
Digital MindsetBernardo Brito e Pedro Aguiar
Digital SalesGaspar Pereira | Consultor de SEO & Adwords, Digital Ad Trafficker e Docente
Social Sales & Social AdsElias Vilela
Sales and Marketing MultiplatformInácio Roseira
Sales Automation and Email MarketingPedro Seada | Product Manager
Seminário 3. “A era pós digital nas vendas”Professores da Pós-Graduação
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
Centralidade no Cliente: da Estratégia à AçãoJoão Torneiro | Gestor Executivo e Consultor Sénior.

Coordenador

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

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