Pós-Graduação
Marketing Intelligence & Analytics - PortoPrograma que aprofunda o tema do uso de dados para orientar as estratégias de marketing com foco em três grandes eixos: Marketing Research, Intelligence e Visualization, e Analytics.
  • Início
  • Marketing Intelligence & Analytics - Porto
IPAM Lisboa
IPAM Porto
ApresentaçãoSaídas profissionaisPlano de estudosCorpo docenteAdmissões

Pós-Graduação em Marketing Intelligence & Analytics, Porto

O marketing orientado a dados tornou-se vital para a criação de valor do marketing e das organizações. Perceber e prever o comportamento dos mercados, consumidores e clientes são funções fundamentais nas funções de marketing. A Pós-Graduação em Marketing Research, Intelligence and Analytics, organizada pela mais antiga e credível instituição de ensino de Marketing, pretende de uma forma transversal e prática fornecer modelos conceptuais de resposta aos principais desafios dos profissionais de marketing: como posso ser mais eficiente; como perceber o mercado e os meus clientes e como prever o seu comportamento. Tendo sempre em vista a boa governação e gestão dos dados de marketing.

Para que se possa ter esta visão, é necessário abordar, de forma integrada, diferentes áreas como o Marketing Research, Business Intelligencee a componente Analítica.

Neste programa serão apresentados e explorados os modelos, técnicas e métodos que podem ser utilizados para retirar o máximo benefício dos dados, gerando conhecimento com valor para a decisão no Marketing.

InícioOutubro 2024
Duração10 meses
HorárioPós-Laboral | 1 dia por semana
IdiomaPortuguês

Pedido de Informações.

Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações sobre o Programa.

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Porquê a Pós-Graduação em Marketing Intelligence & Analytics?

Estratégias de marketing

Aprofunda o tema do uso de dados para orientar as estratégias de marketing com foco em três grandes eixos: Marketing Research, Intelligence e Visualization, e Analytics.

Aplicabilidade prática

Potencia a aplicabilidade prática dos conceitos adquiridos às situações reais das organizações e permite o desenvolvimento de uma rede de contactos exclusiva.

Corpo docente

Conta com um corpo docente composto por reputados profissionais da área, aliando a excelência académica ao conhecimento profundo da realidade empresarial.

Temáticas atuais

Apresenta temáticas atuais fundamentais para a área de pesquisa e inteligência de mercado como tendências do consumidor, ética e privacidade.

Ferramentas

Apresenta diversas ferramentas de Business Intelligence e Analytics que podem ser aplicadas na gestão de marketing.

Escola de referência

Escola de referência no marketing, líder em Portugal, com 38 anos de conhecimento e experiência acumulada.

Visão ampla

Proporciona uma visão ampla da tomada de decisão de marketing orientada por dados.

Competências teórico-práticas

Permite o desenvolvimento de competências teórico-práticas alicerçadas na realidade empresarial.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos programáticos assentam nas dimensões estratégicas e operacionais da área.

Performance em marketing

Aborda e discute as métricas e sua relevância para a performance em marketing.

Objetivos

Apresentar os principais conceitos e ferramentas relacionados com a área de Business Intelligence e Analytics
Proporcionar a reflexão sobre a governação de dados, as questões éticas e a privacidade.
Desenvolver um olhar inovador e aplicado com relação ao marketing orientado por dados.
Desenvolver competências aplicadas ao marketing research.

«73% dos CMOs planeiam aumentar os investimentos em marketing analítico»

In Gartner: Marketing Data and Analytics Survey 2020

Razões para especializar-se em Marketing Intelligence & Analytics

Destinatários

  • Executivos que pretendam adquirir, atualizar ou aprofundar conhecimentos em BI e Analytics
  • Profissionais em cargos de Gestão
  • Profissionais de Marketing
  • Profissionais de IT que atuem em interface com a área de Marketing e BI nas empresas
  • Profissionais de Vendas ou Marketing que pretendam aprofundar sua visão de Marketing Digital orientado por dados
  • Pessoas que pretendam fazer uma reconversão de carreira
  • Desenvolvimento de carreira numa das áreas de vanguarda e com maior crescimento atual e futuro no marketing.

Certificação

Os programas de Formação Executiva do IPAM são certificados pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing [APPM].

Slide 1 of 1

Saídas profissionais

  • Market Data Analyst
  • Especialista em Business Intelligence
  • Analytics Project Manager
  • Business Intelligence Manager
  • Marketing Analytics Decisors
  • Gestores.

Plano de estudos

Consulte a estrutura do plano curricular

UNIDADE CURRICULARDOCENTEECTS
1º Módulo | Marketing Research & DesignCatarina Domingos5
2º Módulo | Applied Projects in Customer InsightsFernando Santos2,5
3º Módulo | Seminário-0,5
4º Módulo | Introdução Marketing Data DrivenFernando Santos1,5
5º Módulo | Governação de dados, qualidade e riscosJorge Xavier1,5
6º Módulo | Métricas e PerformanceMiriam Salomão2,5
7º Módulo | From BI to Data Visualization: hands on Microsoft Power BIMiguel Caldas4
8º Módulo | Seminário-0,5
9º Módulo | Laboratório de Marketing Analytics-4
10º Módulo | Inteligência Artificial em MarketingDiana Falcão2,5
11º Módulo | Seminário-0,5
12º Módulo | Tendência do ConsumidorMafalda Ferreira1
13º Módulo | Mundo e Pensamento GlobalLuis Vaz Santos1
14º Módulo | Ética e PrivacidadeLuis Vaz Santos1
15º Módulo | Estudo de CasoLuís Bettencourt Moniz2

Corpo docente

Luís Bettencourt Moniz
Diana Falcão
Fernando Pinto Santos
Luís Vaz Santos
Mafalda Ferreira
Miriam Salomão
Miriam Salomão
Jorge Manuel Xavier

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Cursos relacionados

Pós-Graduação em Marketing Digital - Porto

Programa que prepara profissionais com uma visão digital e com credibilidade para liderar a transformação digital das organizações em que estão integrados, ajudando o tecido empresarial português a vencer na nova economia digital.

Maio 2024

Presencial

11 meses

Português

Pós-Graduação em Gestão de Marketing - Porto

Programa que prepara profissionais para gerir a função de Marketing num contexto 5.0, isto é, interativo, digital, customer centric e relacional com múltiplos stakeholders.

Outubro 2024

Presencial

10 meses

Português

© 2023 IPAM. Todos os direitos reservados