Pós-Graduação Online
Marketing do Desporto e do Entretenimento

Programa que prepara profissionais para identificar as principais tendências e desafios que se colocam para a gestão do marketing desportivo.

  • Marketing do Desporto e do Entretenimento
ApresentaçãoDestinatáriosSaídas profissionaisPlano de estudosCorpo docenteMetodologia OnlineAdmissões

Pós-Graduação em Marketing do Desporto e do Entretenimento - Online

O desporto é uma indústria muito importante em Portugal e tem uma influência muito marcada na vertente social e económica. Existem mais de 600.000 atletas federados registados, distribuídos por mais de 10.000 clubes em todo o território. A gestão desportiva conjugada com às técnicas de marketing é fundamental para a promoção das atividades desportivas e do entretenimento.

Atualmente é possível vermos clubes e associações desportivas a diversificarem as suas atividades e a associarem-se a parques de diversões, escolas de formação, bem como a transformarem os seus estádios em locais de eventos.

O grande objetivo desta pós-graduação passa por identificar as principais tendências e desafios que se colocam para a gestão do marketing desportivo no futuro. Assim, este curso procura dar uma contextualização histórica sobre as origens e evolução do marketing desportivo em Portugal e, fundamentalmente, desvendar as principais tecnologias e inovações que vão alterar radicalmente o panorama e consumo do desporto no futuro.

InícioOutubro 2025
Duração8 meses
HorárioPós-Laboral
IdiomaPortuguês

Pedido de Informações

Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Porquê a Pós-Graduação Online em Marketing do Desporto e do Entretenimento?

Destinatários

  • Profissionais da indústria do desporto e stakeholders de indústrias semelhantes
  • Atletas de federações, associações e clubes desportivos
  • Estudantes da área de marketing, desporto ou negócios que queiram desenvolver carreira nesta área
  • Profissionais da indústria do entretenimentoProfissionais da indústria do desporto e stakeholders limítrofes.
  • Estudantes das áreas de marketing, desporto e negócios.

Saídas profissionais

Gestor de Retenção de Adeptos
Diretor de Marca
Gestor de Relações com a Comunidade e Desenvolvimento
Gestor de Patrocínios e Afiliados
Gestor de Contas de Parcerias
Gestor de Conteúdos
Suporte ao Adepto
Gestor de Marketing de Atletas

Plano de estudos

Estrutura do plano de estudos

Módulo I: Mercado do Entretenimento
Módulo II: Comportamento do consumidor de desporto
Módulo III: Novos modelos de negócio
Módulo IV: Transformação digital da jornada do consumidor de desporto
Módulo V: Processo de gestão de marketing desportivo
Módulo VI: Futuro: tendências na indústria do desporto
Unidades CurricularesDocentes
Caracterização do mercado do entretenimentoMárcia Monteiro
Indústria do desporto e o seu ecossistemaMárcia Monteiro e Amir Somoggi
Impacto do desporto na sociedadeMárcia Monteiro
Compreender o negócio e a indústriaMárcia Monteiro e José Carlos Lourinho
As opções do mercado do lazerMárcia Monteiro
Unidades CurricularesDocentes
Novos estilos de vida e procura do bem estarFernando Santos
Perspetivas sobre o comportamento do consumidorFernando Santos e Luís Viveiros
As diferentes gerações e tribos do desportoFernando Santos
Tendências e novos comportamentosFernando Santos
Satisfação do consumidorFernando Santos
Unidades CurricularesDocentes
Consumo a toda a hora e em qualquer lugarPaulo Feliz
Gestão de produtos desportivos Paulo Feliz e José Francisco Neves
Novos modelos de negócioPaulo Feliz
Modificações e desenvolvimento de produtos desportivosPaulo Feliz
O desporto a gerar receitas fora do desportoPaulo Feliz
Unidades CurricularesDocentes
Integração do mundo real com o virtualMarcos Castro
Tecnologias de impacto no desportoMarcos Castro e Frederico Antunes
Atração de adeptos para o palco das emoçõesMarcos Castro
Assistência de espetáculos desportivos a partir do sofáMarcos Castro
Todo o desporto do mundo dentro do nosso bolsoMarcos Castro
Unidades CurricularesDocentes
Fundamentos do marketing desportivoCatarina Domingos
Estratégia e marketing operacionalCatarina Domingos e Nuno Santos
Sistema de informação, gestão e análise de dadosCatarina Domingos
Métricas de marketing desportivoCatarina Domingos
Plano de marketing desportivoCatarina Domingos e João Cunha
Unidades CurricularesDocentes
Novos donos e os impérios das marcasAna Canavarro
Fragmentação, personalização e arenas inteligentesAna Canavarro e Marina Tranchitella
Fusão do desporto com o mercado do entretenimentoAna Canavarro
Tecnologia e inteligência artificialAna Canavarro e Débora Saldanha
Novas profissões na indústriaAna Canavarro

Corpo docente

Conheça o Coordenador, Professor Daniel Sá e o Corpo Docente da Pós-Graduação em Marketing do Desporto e do Entretenimento:
Daniel Sá
Márcia Monteiro
Fernando Pinto Santos
Paulo Feliz
Marcos Castro
Ana Canavarro
Catarina Domingos
José Carlos Lourinho
José Francisco Neves
Frederico Antunes
Nuno Santos
João Cunha
Marina Tranchitella
Débora Saldanha
Amir Somoggi
Luís Viveiros

Metodologia Online

Flexibilidade

Aulas 100% Online em direto que ficarão gravadas e sempre disponíveis para que possa assistir quando e onde quiser.

Para si

Contará com o apoio dos nossos professores especializados que o irão ajudar na sua aprendizagem, bem como um gestor académico que o irá acompanhar e orientar durante o seu percurso académico.

Aprendizagem experiencial

Realização de projetos aplicados com casos de estudo reais e ambientes simulados, para que possa liderar os desafios da sua profissão.

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Cursos relacionados

Mestrado em Marketing Digital - Online

O mestrado prepara o estudante para a estratégia de marketing digital, análise de métricas, jornada do consumidor online, entre outros.

Outubro 2024

Online

1 ano | 2 semestres

60 ECTS

Português

Mestrado em Gestão de Marketing - Online

Prepara o estudante com as competências e ferramentas operacionais necessárias ao desenvolvimento de uma carreira profissional na área do marketing.

Outubro 2024

Online

2 anos | 4 semestres

120 ECTS

Português

Pós-Graduação em Marketing - Online

Este programa pretende contribuir para uma compreensão do que realmente é o Marketing nos dias de hoje e o seu potencial de leverage do negócio, apresentando temas de fronteira e uma visão da nova empresa 5.0.

Junho 2025

Online

9 meses

20 ECTS

Português

© 2023 IPAM. Todos os direitos reservados