Pós-Graduação
Marketing Research & Analytics - LisboaPrograma que aprofunda o tema do uso de dados para orientar as estratégias de marketing com foco em três grandes eixos: Marketing Research, Intelligence e Visualization, e Analytics.
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ApresentaçãoSaídas profissionaisPlano de estudosCorpo docenteAdmissões

Pós-Graduação em Marketing Research, Intelligence & Analytics, Lisboa

O marketing orientado a dados tornou-se vital para a criação de valor do marketing e das organizações. Perceber e prever o comportamento dos mercados, consumidores e clientes são funções fundamentais nas funções de marketing. A Pós-Graduação em Marketing Research & Analytics, organizada pela mais antiga e credível instituição de ensino de Marketing, pretende de uma forma transversal e prática fornecer modelos conceptuais de resposta aos principais desafios dos profissionais de marketing: como posso ser mais eficiente; como perceber o mercado e os meus clientes e como prever o seu comportamento. Tendo sempre em vista a boa governação e gestão dos dados de marketing.

Para que se possa ter esta visão, é necessário abordar, de forma integrada, diferentes áreas como o Marketing Research, Business Intelligence e a componente Analítica.

Neste programa serão apresentados e explorados os modelos, técnicas e métodos que podem ser utilizados para retirar o máximo benefício dos dados, gerando conhecimento com valor para a decisão no Marketing.

InícioOutubro 2024
Duração10 Meses
HorárioPós-Laboral
IdiomaPortuguês

Pedido de Informações

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Portugal
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Porquê a Pós-Graduação em Marketing Research & Analytics?

Estratégias de marketing

Aprofunda o tema do uso de dados para orientar as estratégias de marketing com foco em três grandes eixos: Marketing Research, Intelligence e Visualization, e Analytics.

Corpo docente

Conta com um corpo docente composto por reputados profissionais da área, aliando a excelência académica ao conhecimento profundo da realidade empresarial.

Temáticas atuais

Apresenta temáticas atuais fundamentais para a área de pesquisa e inteligência de mercado como tendências do consumidor, ética e privacidade.

Visão ampla

Proporciona uma visão ampla da tomada de decisão de marketing orientada por dados e o desenvolvimento de uma rede de contactos exclusiva.

Ferramentas

Apresenta diversas ferramentas de Business Intelligence e Analytics que podem ser aplicadas na gestão de marketing.

Escola de referência

Escola de referência no marketing, líder em Portugal, com 38 anos de conhecimento e experiência acumulada.

Conceitos práticos

Potencia a aplicabilidade prática dos conceitos adquiridos às situações reais das organizações.

Competências teórico-práticas

Permite o desenvolvimento de competências teórico-práticas alicerçadas na realidade empresarial.

Dimensões estratégicas

Os conteúdos programáticos assentam nas dimensões estratégicas e operacionais da área.

Performance en marketing

Aborda e discute as métricas e sua relevância para a performance em marketing.

Objetivos

Apresentar os principais conceitos e ferramentas relacionados com a área de Business Intelligence e Analytics.

Proporcionar a reflexão sobre a governação de dados, as questões éticas e a privacidade.

Desenvolver um olhar inovador e aplicado com relação ao marketing orientado por dados.

Desenvolver competências aplicadas ao marketing research.

«73% dos CMOs planeiam aumentar os investimentos em marketing analítico»

In Gartner: Marketing Data and Analytics Survey 2020

Razões para especializar-se em Marketing Research & Analytics

Destinatários

Executivos que pretendam adquirir, atualizar ou aprofundar conhecimentos em BI e Analytics

  • Profissionais em cargos de Gestão
  • Profissionais de Marketing
  • Profissionais de IT que atuem em interface com a área de Marketing e BI nas empresas
  • Profissionais de Vendas ou Marketing que pretendam aprofundar sua visão de Marketing Digital orientado por dados
  • Pessoas que pretendam fazer uma reconversão de carreira
  • Desenvolvimento de carreira numa das áreas de vanguarda e com maior crescimento atual e futuro no marketing.

Saídas profissionais

  • Market Data Analyst
  • Especialista em Business Intelligence
  • Analytics Project Manager
  • Business Intelligence Manager
  • Marketing Analytics Decisors
  • Gestores.

Certificação

Os programas de Formação Executiva do IPAM são certificados pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing [APPM].

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Plano de estudos

Estructura do plano de estudos

UNIDADE CURRICULARDOCENTE
1º Módulo | Marketing Research & DesignSimoni Rohden 
2º Módulo | Applied Projects in Customer InsightsLélis B. Espartel
3º Módulo | Seminário Orador Convidado 
4º Módulo | Introdução Marketing Data Driven Luís Bettencourt Moniz
5º Módulo | Governação de dados, qualidade e riscosJosé Carlos Teixeira
6º Módulo | Métricas e PerformanceLuís Bettencourt Moniz
7º Módulo | From BI to Data Visualization: hands on Microsoft Power BIPedro Martins
8º Módulo | SeminárioOrador Convidado
9º Módulo | Laboratório de Marketing AnalyticsJoão Boavida
10º Módulo | Inteligência Artificial em MarketingJorge Amorim
11º Módulo | SeminárioOrador Convidado
12º Módulo | Tendências do ConsumidorRicardo Tomé
13º Módulo | Mundo e Pensamento GlobalLuís Vaz Santos
14º Módulo | Ética e PrivacidadeAna Portal

Corpo docente

Conheça os Coordenadores, Professor Luís Bettencourt Moniz e o Professor Rodrigo Ribeiro Coimbra e o Corpo Docente da Pós Graduação em Marketing Research & Analytics:

Luís Bettencourt Moniz
Responsável de Marketing do SAS Portugal e Vice-Presidente da DSPA
Rodrigo Ribeiro Coimbra
Jorge Cunha
José Carlos Teixeira
José Teixeira
Luís Vaz Santos
Pedro Martins
Ricardo Tomé
Diretor Coordenador - Media Capital Digital/TVI
Ana Portal
João Boavida
Jorge Amorim
Jorge Amorim
Co-criador e CEO na Hikari
lelis-balestrin-espartel
Lélis Espartel

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

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